7-ERROS-NA-ARTE-DE-FAZER-PERGUNTAS-_ANC-1024x693 ance
7 erros que os Coaches cometem na arte de fazer perguntas
30/05/2016

Conquistas exigem planejamento pessoal

Se você tem sonhos e deseja alcançá-los é necessário investir muito tempo e dedicação montando um bom planejamento pessoal. Para alcançar conquistas não basta sonhar, você precisa ir atrás dos seus desejos, e as coisas só acontecem para aqueles que colocam a “mão na massa”.

Por isso, para conquistar resultados é necessário um excelente planejamento pessoal. Neste texto eu vou lhe dar boas dicas de planejamento pessoal que irão nortear o caminho que você deve seguir daqui em diante. É hora de colocar no papel todas as suas ideias criativas, para logo mais, tirar do papel e transformá-las em conquistas.

Para começar você deve estabelecer quais são seus objetivos: Muitas pessoas têm sonhos e desejos mas não sabem expressar de forma concreta quais são. Por isso é importante ter clareza e pensar a respeito do que exatamente você quer alcançar. Conheça seus desejos e trace os seus objetivos.

Tendo essas informações fica muito mais fácil saber por qual caminho você vai seguir. É preciso imaginar o destino e traçar qual é o melhor trajeto para chegar até ele.

Organização é tudo: É muito importante estabelecer um nível mínimo de organização. Mesmo que você não tenha a organização como uma característica pessoal, é hora de começar a se doutrinar e estabelecer rotinas e métodos de trabalho. A organização anda do lado do foco, por isso é tão importante criar esse hábito para alcançar os objetivos que foram estabelecidos logo acima.

Conheça a si mesmo, suas capacidades e seus limites: É importante prestar atenção em si mesmo, saber o que você têm condições de fazer e o que você precisa do auxílio de terceiros. Não há vergonha nenhuma em pedir ajuda, existem técnicos e profissionais nas mais diversificadas áreas de atuação. Por isso, JAMAIS ultrapasse os seus limites pessoais e busque ajuda sempre que for necessário.

Conheça os seus recursos e a melhor maneira de utilizá-los: Conhecendo a si mesmo e as suas capacidades você deve então partir para a utilização dos seus recursos. Saiba exatamente quais são esses recursos para não ultrapassar as suas capacidades e aproveite-os ao máximo. Bom aproveitamento significa utilização adequada de tempo e energia.

Mantenha a motivação: Os problemas irão surgir, as dificuldades fazem parte do caminho. Por isso, não desanime quando acontecer algo fora do planejado, isso faz parte da vida de qualquer pessoa e cabe a nós saber como lidar com essas situações de forma madura e positiva. Não adianta se diminuir junto com o problema que surge, você deve se motivar ainda mais nesses momentos e fazer tudo que estiver dentro de suas capacidades para superar o momento de fraqueza.

Com força, motivação, coragem e perseverança você vai chegar longe, exatamente naquele destino que você imaginou alguns parágrafos atrás.
COLOCANDO SUAS IDEIAS NO PAPEL

Depois de fazer seus exercícios de imaginação e de autoconhecimento, chegou a hora de colocar suas ideias e projetos no papel. Esse processo faz parte de um segundo momento na etapa do seu planejamento pessoal e pode ser resumido nos seguintes momentos:

1. CRIANDO UMA PLANILHA: Crie uma planilha completa com o maior número de detalhes possível, tais como prazos para cumprimento e especificações importantes. Coloque essas informações em ordem de prioridade ou de datas, o importante é que nenhuma informação falte, isso irá nortear a sua forma de agir a partir deste momento.

2. ABASTEÇA A PLANILHA COM INFORMAÇÕES, MANTENDO-A ATUALIZADA: Mantenha a sua planilha de objetivos sempre atualizada, incluindo todas as informações que forem relevantes no decorrer do seu projeto de planejamento pessoal. Se for uma planilha de metas pessoais, sempre que uma meta nova surgir, ela deverá ser incluída na planilha, NÃO PODE FALTAR NADA.

3. ESTABELEÇA STATUS PARA SUAS METAS: Você pode colocar status para as suas metas, utilizando cores diferentes para cada um deles. Por exemplo: IMPORTANTE, pode ser vermelho, CUMPRIDO pode ser azul, NÃO ESQUECER pode ser amarelo, e assim por diante. Estabelecendo status fica mais fácil a visualização e a organização de acordo com as prioridades.

4. CHEQUE SUA PLANILHA DIARIAMENTE: Você deve fazer da sua planilha uma companhia diária. Por isso, estabeleça um horário em sua agenda para fazer a conferência diária das informações, abastecer com novos dados, alterar status, incluir metas. A organização e a habitualidade são características importantes de qualquer vencedor.

O coaching vai ajudar no seu planejamento pessoal alcançando novas conquistas e te ajudando a compreender quais são os seus talentos e as suas limitações. Trabalhando conjuntamente o coaching ajuda a desenvolver as habilidades adormecidas, entendendo qual é o seu objetivo e como te ajudar a chegar até ele. O profissional de Coaching vai mostrar o quanto és capaz e qual é o segredo para alcançar tudo o que você deseja.
Entre em contato comigo e conheça um pouco mais sobre o meu método de trabalho, e como posso te ajudar a encontrar o foco e mudar de vida.

Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues
Master Coach Trainer, presidente e fundador da ANC - Agência Nacional de Coaching, empresa que fundei para viver minha missão de vida, que é promover a GRANDEZA através do Coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *